Reciclagem

Reciclagem

Trabalho a Efectuar:

Texto escrito para o tema atribuído (livro)

Pequena apresentação teatral (educativa)

Questões geradoras:

O que é a reciclagem?

Quais os diferentes tipos de reciclagem?

O que se pode reciclar?

Como fazer essa reciclagem?

Qual a finalidade e as vantagens da reciclagem?

________________________________________________________________________________

O que é a reciclagem?

Reciclagem é um conjunto de técnicas que serve para aproveitar os resíduos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. É o resultado de uma série de actividades, pelas quais os materiais que seriam lixo, ou estão no lixo, são desviados, arrecadados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.

Quais os diferentes tipos de reciclagem?

Existem muitos tipos de reciclagem tais como: métodos mecanizados, métodos de reciclagem manual e automatizada.

O que se pode reciclar?

Pode ser reciclado papel, vidro, plástico, madeira, pet (plástico), pilhas, resíduos orgânicos, material electrónico, tinteiros, borracha, óleos, alumínio, cabedais.

Como fazer essa reciclagem?

Para fazer a reciclagem, primeiro temos que saber o que é reciclável e o que é a recolha selectiva. Recolha Selectiva é a separação dos materiais que podem ser reciclados ou não. Na recolha normal, o lixo doméstico é colocado em sacos bem fechados e depois depositados nos contentores.

Assim, na recolha selectiva a separação prévia dos resíduos recicláveis, por tipo de material, nos contentores específicos (cada um possui uma cor) é a forma ideal de consciência ambiental. Além do mais, cada lixo possui um processo diferente de reciclagem.

Qual a finalidade e as vantagens da reciclagem?

A finalidade da reciclagem é poder obter produtos sem que seja necessário recorrer aos recursos naturais existentes e assim contribuir para um planeta mais limpo e sustentável. Por exemplo, ao reciclarmos 1 tonelada de papel evitamos o abate de 15 a 20 árvores contribuindo assim para uma floresta sustentável.

A incineração de 10 mil toneladas de resíduos pode criar apenas um emprego, enquanto a reciclagem da mesma quantidade pode proporcionar a ocupação de 40 pessoas directas.

A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.

Por cada tonelada de vidro usado, incluída no fabrico de vidro, poupam-se 1,2 toneladas de matérias-primas originais.

5 garrafas de plástico recicladas dão origem a poliéster suficiente para uma camisola de manga curta XL. Para um par de calças chegam 10 garrafas. Se forem 25, fornecem material para uma camisola.

O alumínio obtido a partir de embalagens usadas consome apenas 5% da energia necessária na produção de alumínio a partir de matérias-primas minerais.

A reciclagem de uma tonelada de resíduos de madeira evita o abate de 40 árvores.

___________________________________________________________________

Quais os hábitos da população do Grande Porto relativamente à reciclagem?

Num estudo realizado no âmbito da disciplina de Matemática para a Vida realizámos 200 inquéritos distribuídos aleatoriamente pela zona do grande Porto. Os inquiridos têm idades compreendidas entre os 20 e os 80 anos e são na sua maioria do sexo feminino (69%).

No gráfico que se segue, referente à reciclagem, constatou-se que a maioria da população inquirida faz a separação dos vários materiais recicláveis, sendo que a separação de todos os resíduos é a que tem maior percentagem. É de notar que 33% não faz qualquer tipo de separação, não revelando assim preocupação com o meio ambiente.




Como se pode ver os inquiridos revelaram um equilíbrio entre quem separa e quem não separa, tal como indica o gráfico abaixo:

Os sacos plásticos são também um grande poluente para o meio ambiente, porque este demora mais de 200 anos para se desintegrar. O estudo revela que há um equilíbrio entre a reutilização dos sacos e aquisição de novos sacos nas lojas como demonstra o seguinte gráfico:

O ecoponto está implantado nos municípios da área da amostra, porém verifica-se que cerca de 20 por cento ainda não o tem perto da sua residência.

_______________________________________________________________________________________________________________

Siga o exemplo:

Quisemos usar como exemplo o equipamento da Selecção Portuguesa de Futebol. Este equipamento é feito inteiramente de poliéster reciclado, sendo que cada peça é produzida a partir de cerca de oito garrafas de água de plástico, informação essa divulgada pela conhecida marca Nike.

Agora temos mais um motivo para admirar a nossa Selecção!


3 responses to this post.

  1. Posted by Filipe Jesus on Fevereiro 24, 2010 at 11:49 am

    Sem dúvida está devidamente esclarecedor. Numa simples página de um blog, encontra-se informações preciosas, mas não menos importante, ENCONTRAM-SE LIÇÕES DE VIDA!!

    Responder

  2. Posted by Muamede on Fevereiro 25, 2010 at 11:17 am

    Boas. Muita qualidade neste blog amigos. Vamos continuar assim. Tamos em grande.

    Responder

  3. Posted by Sandra on Fevereiro 26, 2010 at 6:36 pm

    Sinceramente ainda me custa muito a acreditar no resultado do 1º gráfico.
    A consciencialização da população é algo em que se tem investido muito, contudo o comodismo continua a ganhar aos pontos neste jogo.
    Ainda poucas são as pessoas que fazem uma separação do lixo correcta e consciente.
    Vocês que estão a ler este comentário fazem separação de lixo sempre? Sinceramente?

    Responder

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: