Não se deixem enganar

Ainda outro dia, enquanto partilhava com um conhecido a visita de estudo, que a nossa turma havia feito a ETA de Lever, foi-me passado para as mãos uma folha A4, que no fundo não passava de uma factura de conta de água, mas que no verso vinha um texto muito interessante e real.

Quem nunca ouviu falar, ou até mesmo foi contactado em casa por empresas que vendem equipamentos de filtragem de água?

Pois todo cuidado é pouco, e somos capazes de pagar bem caro por um filtro, que segundo os seus vendedores, proporciona-nos uma água pura e inodora, inclusive até fazem testes à água que sai das nossas torneiras, mas… até que ponto serão esses testes fiáveis? Senão observemos o conteúdo da referida carta:


Assunto: Qualidade da água na torneira do consumidor

Alertamos os consumidores para a existência de empresas a operar nos vários conselhos do país, cujo intuito é apenas a venda de aparelhos para colocação na torneira do consumidor com abastecimento pela rede pública (por exemplo filtros).

Segundo informações apuradas junto de alguns consumidores, essas empresas entram em contacto via telefone e agendam uma data para se dirigirem às suas habitações a fim de prestarem esclarecimentos sobre a qualidade da água.

O apelo a saúde dos consumidores é um dos pontos fortes da acção destas empresas, e para isso realizam experiencias e testes que induzem a ideia de que a água distribuída é de má qualidade.

Uma das experiencias normalmente efectuadas é a de electrólise da água da torneira (processo de separação dos elementos químicos presentes na água através de corrente eléctrica).

Importa realçar que a água da torneira é destinada ao consumo humano é uma água natural tratada, mineralizada e equilibrada, que contém sais dissolvidos em quantidades que são essenciais a saúde, tais como cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio. Deste modo, a experiencia acima referida origina uma camada castanha na superfície da água, devido a separação dos diferentes elementos químicos naturalmente presentes na água.

Regra geral, esses aparelhos recorrem a processos de osmose inversa ou de permuta iónica, que retiram os sais dissolvidos, pelo que quando ocorre a electrólise dessa água, não se forma a referida camada á superficie

Tendo em conta os funcionamentos técnicos e a relevância desta matéria no âmbito da saúde pública é fundamental esclarecer aos consumidores que a água resultante da passagem por esses aparelhos é uma água com carência em sais minerais dissolvidos, e não aconselhável ao consumo humano.

A água distribuída pelas várias entidades gestoras é obrigatoriamente controlada por análises rigorosas efectuadas na torneira do consumidor de acordo com o Decreto-lei nº 306/2007, de 28 de Agosto, que rege a qualidade da água destinada ao consumo Humano. Os resultados obtidos são divulgados trimestralmente pelas entidades gestoras, sendo estas são periodicamente sujeitas a inspecções da entidade reguladora dos Serviços Águas Residuais (ERSAR)

Pelos motivos expostos reafirmamos que a água destinada ao consumo humano, distribuída pelas Entidades Gestoras, não deve ser sujeita a qualquer tratamento adicional, efectuado por conta e risco de cada consumidor, uma vez que a mesma é devidamente controlada e adequada para consumo humano.

Antes de dar início a este curso, em que a base consiste no tratamento de água para consumo humano, eu até era capaz de ver um destes teste e ficar admirado, até ao ponto de querer também comprar um aparelho. Contudo, depois de tudo que aprendemos sobre o tema, percebo que seria uma tolice tal investimento. Aliás, a água que nos sai da torneira, tem melhor qualidade até do que muita água engarrafada por aí, e o seu preço, chega a ser 200 vezes mais barata. Não só é mais barato, como também ajuda o meio ambiente, porque consumir água engarrafada gasta recursos para ser envasada, gera lixo com as suas embalagens e queima combustíveis fósseis no seu transporte e distribuição. Por isso, e por muito mais, bebam água da torneira e adoptem comportamentos mais sustentáveis. O meio ambiente agradece.

One response to this post.

  1. Posted by Nuno André on Junho 1, 2010 at 5:36 pm

    deixem que me apresente como um formando deste maravilhoso curso e colega do Gustavo, com toda a razão ele diz que é uma tolice comprar estes aparelhos ” maravilha” de filtragem de agua da torneira, eu proprio ja comprei um, por acaso foi barato porque foi adquirido num supermercado, mas se tivesse sido atraves de um vendedor ” porta a porta” seria semduvida bem mais caro. Por isso por favor NÃO COMPREM ESSES APARELHOFRAUDES , a agua da torneira é excelente, limpa e muito saudavel, tenho dito.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: