Visita de estudo à Lipor 1

clip_image001Ao longo da nossa formação, teoricamente, fomos aprendendo diversos conceitos no que concerne a reciclagem, o que é necessário para dar início a esse processo e os resultados que daí podemos obter. Felizmente, no dia 17 de Dezembro, tivemos oportunidade de assistir a todo esse processo nas instalações da Lipor 1, através de uma visita de estudo que foi proporcionada pelo nosso formador Pedro Castro conjuntamente com a Lipor.


A visita de estudo teve o seu início no centro de triagem onde, como o próprio nome indica, os resíduos são triados consoante a sua composição. Plásticos, cartão, vidro, materiais ferrosos, etc., são separados através de um processo harmonioso que envolve o trabalho conjunto de máquinas e homens. De facto foi impressionante ver esse trabalho de equipa, em que tapetes mecânicos transportam resíduos já pré separados, enquanto passam por diversos pontos onde essa triagem é afinada, entre eles, ímanes que atraem materiais ferrosos com o seu magnetismo. Segue-se um processo manual, só possível através um grupo de funcionários da Lipor por se tratar de um trabalho mais minucioso, onde resíduos à base de polietileno e polietileno de alta densidade seguem destinos diferentes para serem melhor aproveitados.

Na fase seguinte, fomos conduzidos a uma sala, ainda dentro do centro de triagem, que serve justamente para prestar esclarecimentos ao visitante, e formar os próprios funcionários. Aí tivemos a oportunidade de ver exemplos de alguns resíduos já transformados em matéria-prima e o seu destino final, no que foram transformados e usados, tudo que já tínhamos aprendido ao longo da nossa formação e que agora era possível tocar e sentir a sua textura.

clip_image009Por fim, fomos conduzidos à parte que sem dúvida alguma eu considero mais curiosa, por se tratar de um processo natural e simples desenvolvido desde sempre pela natureza. A Horta da Formiga foi criada com o principal objectivo de consciencializar as pessoas sobre a importância da compostagem. Durante a nossa formação, muito sobre o tema foi falado, já conhecíamos o processo a fundo, mas por falta de oportunidade essa visita ainda não se tinha proporcionado, até esse dia. Com o acompanhamento da bióloga Tânia, tivemos a oportunidade de presenciar o desenvolvimento desse processo magnífico que é a compostagem. Visualizámos vários tipos de compositores, construídos de formas distintas, para que melhor se adeqúem às condições do processo. Vimos também os diversos organismos vivos presentes nos resíduos orgânicos, que juntos são fundamentais para que seja possível essa transformação. Tocámos e sentimos o composto que no fundo não passa de terra no seu estado mais natural. Por fim, ainda tivemos tempo de caminhar pela própria horta, observar vários tipos de vegetação, tocar e sentir o misto de odores exóticos que delas emanavam.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: