Dia Mundial do Ambiente

No passado dia 5 de Junho o mundo comemorou o Dia Mundial do Ambiente. Muito embora tal facto tenha passado despercebido a muita gente, é importante frisar a importância que tais eventos representam nos dias de hoje, aliás, o Ambiente deveria ser algo a ser celebrado diariamente.

Muitas foram as autarquias que contudo não quiseram deixar o dia passar em branco e muitas foram as actividades organizadas pelas mesmas. Actividades dirijidas a públicos vários, desde exposições a ateliers ecológicos, seminários e acções de limpeza de lixo.

Podemos destacar a Câmara Municipal de Leiria que aproveitou a comemoração para dar continuidade ao projecto “Limpar Portugal” ao qual já dedicamos um post no passado. Durante a manhã do dia 5 de Junho, muitos foram os voluntários que limparam o concelho, numa actividade que se desenvolveu por 110 locais onde foram depositados, ilegalmente, resíduos.

Esta acção teve a participação do secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, que, à tarde, visitou o Parque Natural do Tejo Internacional.

A comemoração do Dia Mundial do Ambiente é um dos principais veículos através dos quais as Nações Unidas estimulam a consciencialização mundial do meio ambiente e reforçam a atenção política e de acção. Este foi o primeiro passo para que em todo o mundo, governos, instituições e cidadãos, passassem a ter uma maior consideração para as questões ambientais.

Sob o tema “Muitas espécies. Um Planeta. Um Futuro”, o Dia Mundial do Ambiente 2010 pretende evidenciar a importância da riqueza global de espécies e ecossistemas para a humanidade apoiando assim o Ano Internacional da Biodiversidade.

O Ruanda foi o país anfitrião global do Dia Mundial do Ambiente 2010, onde decorreu um conjunto de eventos, de 3 a 5 de Junho, culminando na cerimónia Kwita Izina para dar nomes a bebés gorilas.

O Dia Mundial do Ambiente é comemorado desde 1972, quando foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para marcar o início da Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: